Lista dos aprovados Vestibular UFU 2017-2; confira cronograma do Processo Seletivo da UFU

0
633

Saiu a lista dos aprovados para a Segunda Fase do Vestibular UFU 2017/2. Confere aí:

Lista dos aprovados Vestibular UFU 2017-2 – A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) irá divulgar a relação de aprovados do Vestibular 2017-2 para a segunda fase no dia 19 de junho. Para quem já realizou as provas, o gabarito já está disponível para consulta. Assim que a relação dos selecionados for divulgada, publicaremos aqui. Enquanto o resultado não é anunciado, confira informações sobre vagas, cronograma e concorrência do Vestibular UFU 2017-2.

Quando será divulgada a Lista dos aprovados Vestibular UFU 2017-2?

Está na expectativa para verificar o resultado do Vestibular UFU 2017-2? Confira o cronograma completo e acompanhe todas as informações para ingresso na UFU.

  • 12 de junho – Liberação do Gabarito Definitivo
  • 19 de junho  – Divulgação dos candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular UFU 2017-2
  • 11 de julho – Divulgação dos gabaritos oficiais das provas da segunda fase e das notas individuais dos candidatos do Vestibular UFU 2017-2
  • 20 de julho – Divulgação da lista de aprovados do Vestibular UFU 2017-2
Relação dos aprovados para a segunda fase do Vestibular UFU 2017-2 sai no dia 19 de junho (Foto: Milton Santos/Dirco/UFU)

Vale ressaltar que todas as informações previstas no cronograma serão divulgadas após às 17 horas.

Provas do Vestibular UFU 2017-2

Pela primeira vez o Vestibular da UFU foi realizado em apenas um fim de semana e com todos os estudantes realizando as provas da primeira e segunda fases.

No dia 03 de junho, sábado, foram aplicadas as provas objetivas da primeira fase (com questões de múltipla escolha) e a Redação (referente à segunda segunda fase). Os candidatos realizaram provas de 11 disciplinas obrigatórias para todas as áreas: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia, além da Redação

Já no dia 4 de junho, domingo, foram aplicadas provas das disciplinas da segunda fase (com questões discursivas). Todos os candidatos realizaram as provas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. As provas das outras disciplinas estão relacionadas a escolha da área do curso.

Apesar de todos os estudantes terem realizados todas as provas, somente serão corrigidas as provas de Redação e discursivas dos candidatos classificados para a segunda fase do Vestibular UFU 2017-2.

Quem participou do Vestibular UFU 2017-2

Foram inscritos para o Vestibular UFU 2017-2 26.869 candidatos. Eles concorrem a  1.676 vagas nos cursos de graduação disponíveis nos campi da UFU em Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

Cerca de 3.900 candidatos não compareceram para realizar as provas da primeira fase, o que representa cerca de 15% do total. As provas foram aplicadas nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas, Monte Carmelo, Goiânia e Ribeirão Preto. Em 2018, as cidades de Belo Horizonte e São Paulo também receberão as provas do Vestibular UFU.

Concorrência Vestibular UFU 2017-2

O Melhores do Enem fez uma análise minuciosa dos números e traz uma análise completa sobre a concorrência para ingresso nos cursos da UFU. Se tiver alguma dúvida para consultar o infográfico da concorrência do Vestibular UFU 2017, consulte o texto no final deste artigo.

Medicina é o destaque do Vestibular UFU 2017

Gráfico mostra a concorrência do vestibular UFU 2017 para o curso de Medicina

Historicamente o curso de Medicina da UFU tem a maior concorrência. Mas no Vestibular 2017 esse aspecto é ainda mais notório. Os números contribuem para entender esse aspecto.

Do total de 26.869 inscritos, praticamente a metade (13.415) concorrem a uma vaga em Medicina. No Vestibular UFU 2016, foram 8.911 candidatos, ou seja, a procura aumentou cerca de 50%.

Somente para a modalidade 5 do curso de Medicina são 10.156 candidatos para 30 vagas. Resultado: relação candidato/vaga de 338,5, o recorde absoluto de concorrência no Vestibular UFU 2017.

Veja também: As melhores faculdades de Medicina do Brasil, segundo o MEC

Consulte no infográfico a concorrência do Vestibular UFU 2017 de todos os cursos:

 

Conheça as modalidades do Vestibular UFU


Para consultar o gráfico com a relação candidato vaga do Vestibular UFU 2017 é preciso conhecer todas as modalidades (cotas) de concorrência.

As vagas disponíveis no Vestibular UFU 2017 estão distribuídas em cinco modalidades de cotas. Confira em qual modalidade você se encaixa:

  1. Modalidade 1 – Escola Pública/Pretos/Pardos/Indígenas/igual ou
    inferior a 1,5 Salário Mínimo
  2. Modalidade 2 – Escola Pública/igual ou inferior a 1,5 Salário Mínimo
  3. Modalidade 3 – Escola Pública/Pretos/Pardos/Indígenas/ independente de renda
  4. Modalidade 4 – Escola Pública/ independente de renda
  5. Modalidade 5 – Ampla Concorrência: Concorrerão nesta modalidade todos os candidatos que não optarem pela Reserva de vagas, sendo requisito para a classificação, nesta modalidade, apenas a nota do candidato.

Cotistas têm menos concorrência no Vestibular UFU 2017

Com a distribuição de cotas no Vestibular 2017 da UFU é possível fazer uma análise sobre o benefício dos candidatos que se enquadram em uma modalidade.

Há 833 vagas para a modalidade 5 (ampla concorrência), o que corresponde a 49,7%. Já os candidatos desta modalidade atingem 19.384, ou seja, 72,14%. A concorrência aqui é bem maior que entre as outras quatro modalidades, que consideram aspectos relacionados ao estudo do ensino médio em escola pública, renda e etnia.

Nas modalidades 1,2,3 e 4 a porcentagem de vagas é maior que a concorrência.

Recorde de inscritos no Vestibular UFU 2017

A edição 2017 do Vestibular da UFU bateu o recorde no número de inscritos. Avaliamos as edições do processo seletivo desde 2013, ano em que foi concebida as cotas (modalidades).

Os números de 2017 superam em mais de cinco mil o recorde anterior em 2014. Naquele ano, a UFU registrou 21.241 inscrições para o Vestibular.

Cursos mais concorridos Vestibular UFU 2017

Outros cursos também apresentam grandes concorrências no Vestibular UFU 2017. Ao analisar somente as vagas para ampla concorrência os destaques são os seguintes cursos:

  • 1º Medicina – 338,5
  • 2º Direito (Matutino) – 48
  • 3º Odontologia – 38,9
  • 4º Psicologia – 34,3
  • 5º Medicina Veterinária – 34

Relação candidato vaga do Vestibular da UFU

Enquanto a Lista dos aprovados Vestibular UFU 2017-2 não é divulgada, vamos analisar a relação candidato vaga dos cursos.

Se por um lado a concorrência em cursos tradicionais foi salientada no Vestibular UFU 2017, há situações em que a quantidade de vagas supera o de inscritos.

Até mesmo para as vagas de ampla concorrência alguns cursos apresentam este quadro. Os cursos do Campus Monte Carmelo, de Sistemas de Informação (0,94 por vaga), Engenharia de Alimentos (0,87) e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (0,71) apresentaram menos candidatos do que vagas.

Completa a lista o curso de Engenharia Florestal, do Campus Patos de Minas, que tem uma relação de candidato/vaga de 0,75.

Se a análise considerar todas as modalidades de ingresso, 41 opções de cursos possuem mais candidatos do que vagas.

Campi fora de Uberlândia tem pouca procura

Se em Uberlândia alguns cursos bateram recorde de procura, nos campi fora de sede há dificuldade de preenchimento de vagas. A concorrência do vestibular UFU 2017 é menor nas cidades de Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba.

No Campus Monte Carmelo são oferecidas 190 vagas em cinco cursos (Agronomia, Geologia, Sistemas de Informação, Engenharia Florestal e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica). No entanto, apenas 251 candidatos fizeram inscrição. A média geral do Campus é de 1,58 candidato por vaga.

Já em Patos de Minas a relação candidato vaga é ainda mais preocupante, há mais vagas que candidatos. São 85 candidatos para 90 vagas nos cursos de Biotecnologia, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Engenharia de Alimentos.

Em Ituiutaba,no Campus Pontal, são oferecidas vagas apenas para o curso de Engenharia de Produção no Vestibular 2017. São 44 vagas e 142 candidatos, média de 2,97 candidato por vaga, considerando as cinco modalidades de ingresso.

 

Como pesquisar o gráfico do Vestibular UFU

No infográfico estão disponíveis todos os dados referentes a relação candidato/vaga do Vestibular da UFU desde o ano de 2013. Assim é possível comparar o histórico de concorrência no Vestibular da UFU.

Para mudar o ano de pesquisa altere a informação no campo Edição. Inicialmente o infográfico apresenta as informações do Vestibular UFU 2017.

Outra opção de consulta é a por curso. Basta escolher o curso que deseja pesquisas e os dados de concorrência serão exibidos,  inclusive com separação de candidatos e vagas por modalidade.

Também utilizando os filtros será possível consultar a concorrência do vestibular da UFU por turno do curso, por modalidade ou ainda por Campus. Basta selecionar o filtro para buscar a informação.

Resta agora esperar a Lista dos aprovados Vestibular UFU 2017-2. Vamos publicar a relação completa dos selecionados no Processo Seletivo aqui. Aguardem!

Deixe uma resposta