Resultado Sisu 2017-2

Resultado Sisu 2017-2 – Confira lista de selecionados e informações sobre lista de espera

resultado sisu 2017-2

O Resultado Sisu 2017-2 foi divulgado; veja lista de selecionados

O MEC – Ministério da Educação – divulgou nesta segunda, 05/05, o resultado Sisu 2017-2. Confira a relação dos selecionados. A consulta deve ser pfeita, preenchendo todos os campos do formulário abaixo: 1) Nome da Instituição; 2) Local da oferta (Campus); 3) Curso; e 4) Grau ou turno.

Crédito da imagem: Portal UFPRresultado sisu 2017 enem 2016

O período de matrículas dos classificados no Sisu 2017-2 é de 09 a 13 de junho de 2017. Os candidatos classificados devem fazer a matrícula na instituição em que foi aprovado. Informações sobre a documentação e demais procedimentos devem ser obtidos na universidade, faculdade ou instituto em que foi selecionado.

Resultado Sisu 2017-2

Lista de espera Sisu 2017-2

Os candidatos que não constam na classificação devem manifestar interesse para participar da lista de espera Sisu 2017. Para inscrever na lista de espera acesse o portal do Sisu MEC (http://sisualuno.mec.gov.br) e confira seu Boletim, lá estará disponível o link para candidatar-se.

O período para manifestar interesse em participar da lista de espera Sisu 2017-2  já começou. O prazo é de 05 a 19 de junho de 2017.

Lista de espera Sisu 2017

Veja mais informações sobre a lista de espera Sisu 2017

 

Logo abaixo, informações sobre a nota de corte parcial Sisu 2017 divulgada no último dia de inscrições. A nota de corte final ainda não foi divuilgada pelo MEC. 

A última parcial da nota de corte Sisu 2017 foi publicada pelo MEC INEP na madrugada deste domingo, 01/06.

E nós, do Melhores do Enem, preparamos um gráfico dinâmico com todas as notas de corte parciais Sisu 2017-2.

O Resultado do Sisu 2017-2 foi divulgado nesta segunda, 05/06/2017.

Informação disponível para o sucesso no resultado Sisu 2017

Para obter as informações sobre a nota de corte Sisu 2017 o candidato não precisa pesquisar em diversas páginas. Com um clique a informação está disponível. É possível fazer a consulta pelos seguintes critérios:

  • Por nota obtida no Enem
  • Curso que deseja ingressar
  • Pela Instituição (universidades, institutos e faculdades)
  • Cidade que possui vagas
  • Estado ou Unidade Federativa

Para facilitar a consulta está disponível a combinação de critérios. Por exemplo, você pode escolher um curso em determinado Estado, ou ainda verificar pela nota obtida as vagas disponíveis na cidade de preferência. A informação é o primeiro passo rumo ao sucesso no Resultado Sisu 2017-2.

Veja o gráfico e confira as suas chances de ingressar no ensino superior via Sisu 2017-2. Caso haja alguma dúvida na consulte o tutorial, abaixo do gráfico.

Destaques da ultima parcial das notas de corte Sisu 2017-2

O curso com a nota de corte mais alta no dia que antecede o resultado Sisu 2017 foi Engenharia Civil, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Se as inscrições tivessem terminado na madrugada de hoje, 29/01,, a nota mínima para passar no curso seria de 902,5. Os cursos de Medicina da UFRN, UNIPAMPA e UFPA completam a lista dos quatro cursos mais concorridos.

Cabe menção ainda a alta concorrência nos cursos de Engenharia do IFCE que ocupam quatro posições entre os 10 primeiros.

No outro lado da tabela está o curso de Física do IFPI – Instituto Federal do Piauí – que obteve a menor nota de corte (537,71). Entre os 10 cursos menos concorridos, cinco são da UNIPAMPA.

Lembrando que no gráfico dinâmico você pode escolher os cursos mais concorridos por idade, Estado ou Instituição. Há ainda a possibilidade de comparar as pontuações por curso. Quer saber quais as notas de corte dos cursos de Medicina, Direito, Administração, Odontologia, Jornalismo, Enfermagem ou Ciências Contábeis? A informação está a um clique.

Prazo final de inscrições e Resultado Sisu 2017-2

As inscrições para o Sisu 2017 encerram neste domingo, às 23h59 (horário de Brasília). O Resultado Sisu 2017-2 será divulgado na segunda-feira, 30 de janeiro.

Leia também:

Notas de corte parciais Sisu 2017 – Tutorial

Para demonstrar como consultar as notas de corte parciais do Sisu e garantir sua vaga no resultado Sisu 2017-2, criamos um pequeno tutorial com informações.

        • O primeiro passo para verificas as notas de corte parciais Sisu 2017 é digitar a sua nota no campo destacado na imagem abaixo. Você pode ainda mover o cursor de nota para fazer a seleção. Por esta consulta você somente vai visualizar os cursos que se enquadram na pontuação que você obteve no Enem 2016.Notas de corte

 

        • Com a ação 1 o gráfico apresenta todos os cursos que estão com nota de corte igual ou abaixo do valor apresentado. Você pode selecionar a Instituição de preferência, para restringir sua pesquisa.Notas de corte Sisu

 

      • Mas se você já escolheu um curso e quer saber as instituições que oferecem vagas a partir da sua nota de corte. A pesquisa por Estado ou cidades também tem estas características. Clique no item conforme a imagem abaixo.Simulador Sisu 3
      • Ao posicionar o cursor na barra de pontuação você tem acesso a detalhes do curso (turno, número de vagas, o Grau – Licenciatura ou Bacharelado, por exemplo). Veja a demonstração na imagem abaixo. Também estão disponíveis neste item as parciais das notas de corte Sisu 2017 publicadas no primeiro dia de inscrições e também no dia 28 de janeiro.

resultado Sisu 2017

Saiba como é calculada a nota do Enem 2016

O cálculo das notas do Enem para as outras quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e calculada pela chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI).

A partir do pré-teste cada questão é colocada numa régua que tem como parâmetro o número 500. As questões fáceis estão abaixo de 500 e as consideradas difíceis acima deste valor.

Nesta metodologia, calculada por computador, é considerado o nível de dificuldade das questões (fáceis, médias e difíceis), com pesos diferentes. Para selecionar as questões em cada nível é realizado um pré-teste, fundamental para constituir um banco de questões para o Enem.

Questões com pesos diferentes no Enem 2016

Para avaliar se a questão é fácil, de nível mediano ou difícil (o que interfere no Resultado Sisu 2017-2), o MEC considera três parâmetros:

      1. Discriminação: diferencia o desempenho do aluno pela dificuldade da questão.
      2. Dificuldade: determina em que posição da régua (fácil, médio ou difícil) a questão se enquadra.
      3. Casualidade: considera em que medida a questão foi acertada de modo casual.

Com base no histórico do aluno é feito o cálculo de cada questão, assim, uma mesma questão pode ter peso diferente na atribuição de nota de cada aluno. A intenção é “encaixar” o aluno na régua de avaliação.

Neste contexto, um aluno pode até superar os 1.000 pontos em uma área de conhecimento, pois a nota não é a mera soma de acertos, mas corresponde a um contexto de acertos de cada participante.

Provas do Enem 2016

As provas do Enem foram realizadas nos dias 05 e 06 de novembro de 2016 para a maioria dos participantes. No total, realizaram os exames 5.848.619 candidatos. A abstenção chegou a 30% segundo o MEC INEP, com 2.507.596 faltosos.

Já nos dias 03 e 04 de dezembro foram aplicadas provas para os 271.033 estudantes inscritos que não puderam participar do Enem em novembro, devido às ocupações das escolas.

No cômputo geral, realizaram as provas 6.005.607 candidatos realizaram as provas do Enem 2016.

Sisu 2017 – Quem pode participar

O Sisu utiliza o desempenho dos estudantes no Enem para selecionar candidatos para as vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino superior.

Todos os candidatos que participaram do Enem 2016 e obtiveram nota diferente de zero na redação podem fazer a inscrição.No entanto, é bom verificar as notas mínimas exigidas por algumas instituições em cursos específicos.

Como funciona o Sisu

As universidades, faculdades, institutos e centros universitários disponibilizam para o Ministério da Educação (MEC) a quantidade de vagas ofertadas em cada . A partir dessa informação e conforme o cronograma de seleção previamente definido, os candidatos escolhem o curso e a instituição que deseja estudar.

Os que obtiverem maior nota no Enem 2016 dentro do número de vagas são considerados classificados no Sisu 2017 e serão convocados para matrícula. Listas de espera são utilizadas para preencher vagas não preenchidas.

No período de inscrição o MEC divulga as notas de cortes parciais, outro parâmetro importante (o Melhores do enem fará a divulgação diária). O processo de seleção via Sisu é realizado duas vezes por ano.

Sisu MEC

O Sisu faz parte do projeto do Ministério da Educação (MEC) que visa selecionar os estudantes por meio do Enem. Para acompanhar outras informações sobre cronograma, próximos editais e outras notícias acesse o site oficial do Sisu (sisu.mec.gov.br ).

O Prouni e o FIES são outros programas que buscam criar mecanismos de acesso e permanência no ensino superior.

Cristiano Alvarenga

Jornalista com mestrado em Comunicação pela Unesp. Especialista em Marketing de Conteúdo e Jornalismo de Dados.

3 thoughts to “Resultado Sisu 2017-2 – Confira lista de selecionados e informações sobre lista de espera”

    1. Caro Roberto, a Nota de corte apresentada aqui refere-se aos dados parciais informados pelo MEC no último o dia de inscrição. A nota de corte final ainda não foi publicada. Grande abraço.

  1. OI gostaria de saber como fazer o download do pdf completo das notas de corte 2017 sisu do dia 29/01 pois não estou conseguindo o programa embaixo so faz da primeira parte do resto do conteudo não

Deixe uma resposta