Nota de corte UFSM Sisu 2016

Nota de corte UFSM Sisu 2016

Pretende estudar em algum curso da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria? Confira a Nota de corte UFSM Sisu 2016 e prepare-se para ingressar no ensino superior.

Neste artigo o Melhores do Enem apresenta a nota de corte UFSM Sisu 2016. É uma ótima oportunidade para verificar os pontos necessários para ingressar em um curso da UFSM e ter sucesso no resultado UFSM Sisu 2017.

Nota de corte UFSM Sisu 2016

A nota de corte Sisu 2016 para o curso de UFSM variou de 588,20 no curso de Computação,  a 791,44 em Medicina, o mais concorrido da Universidade Federal de Santa Maria.

Esses dados referem-se às vagas de ampla concorrência. No total, a UFSM ofereceu vagas em 75 cursos.

Veja no gráfico dinâmico o resultado em cada uma das instituições de ensino superior que utilizam a nota do ENEM para selecionar os estudantes. Outra opção de pesquisa é filtrar a nota de corte por cada uma das modalidades (sistema de cotas).

Cotas Sisu 2016

Cada instituição tem autonomia para definir a adesão e o formato do sistema de cotas Sisu 2016. A UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – pôde escolher se optaria pelo sistema de cotas e quais modalidades haveria vagas disponíveis.

No Sisu 2016, considerando todas as instituições que ofertaram vagas, as seguintes modalidades foram utilizadas na seleção:

  • Ampla concorrência
  • Autodeclaração como indígena / Ensino Médio em escolas públicas
  • Autodeclaração como indígena / Renda até 1,5 salário mínimo / Ensino Médio em escolas públicas
  • Autodeclaração como Preto ou Pardo / Ensino Médio em escolas públicas
  • Autodeclaração como Preto ou Pardo / Renda até 1,5 salário mínimo / Ensino Médio em escolas públicas
  • Autodeclaração como Preto, Pardo ou Indígena / Ensino Médio em escolas públicas
  • Autodeclaração como Preto, Pardo ou Indígena / Renda até 1,5 salário mínimo / Ensino Médio em escolas públicas
  • Ensino Médio em escolas públicas
  • Renda até 1,5 salário mínimo / Ensino Médio em escolas públicas

UFSM Resultado Sisu 2017

No gráfico dinâmico apresentado aqui também é possível consultar a nota de corte Enem Sisu 2016 de outras instituições. Basta escolher a opção “Escolha a Instituição” no início do gráfico.

Outra possibilidade é definir a nota de corte a partir da modalidade de concorrência. Ao pesquisar a nota de corte UFSM Sisu 2016 é possível criar uma perspectiva para o resultado Sisu 2017.

O cronograma do Sisu 2017 ainda não foi definido, mas a expectativa é que entre o final de janeiro e início de fevereiro seja realizada a seleção e publicado o resultado UFSM Sisu 2017.

Aqui no Melhores do Enem faremos a melhor cobertura na divulgação das notas de corte e do resultado final do Sisu 2017.

Prouni 2017

Além do Sisu, a nota do Enem também será utilizada para selecionar estudantes para a rede particular de ensino superior (UFSM não participa). 

A seleção dos alunos é por meio do Prouni – Programa Universidade para Todos. O cronograma do Prouni 2017 ainda não foi divulgado, no entanto, a previsão é que a seleção para as vagas no primeiro semestre ocorra até fevereiro.

Com base na nota de corte do Sisu 2016 será possível fazer uma perspectiva para o resultado Sisu 2017. Lembrando que o resultado do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – será divulgado somente no dia 19 de janeiro de 2017.

Cristiano Alvarenga

Jornalista com mestrado em Comunicação pela Unesp. Especialista em Marketing de Conteúdo e Jornalismo de Dados.

Deixe uma resposta