Lista de Espera Sisu 2018: saiba como participar

0
1280

Maioria das vagas preenchidas no Sisu são via Lista de Espera; veja como participar

O resultado do Sistema de Seleção Unificada, o SISU 2018, será divulgado na próxima segunda-feira (29/01) e, no mesmo dia, começam as inscrições para a Lista de Espera SISU 2018.

Os candidatos que buscam uma vaga no ensino superior querem (obviamente) aparecer na lista do dia 29, a da chamada regular, e ir direto para a fase de matrículas no Sisu 2018. Mas nem tudo está perdido se o caminho for a lista de espera Sisu 2018. e explicamos porque. Vamos falar também como é o passo-a-passo para tentar uma vaga na lista de espera.

Nem tudo está perdido, eis a lista de Espera Sisu 2018

Se o seu nome não aparecer na lista dos selecionados, a chamada regular, não se desespere! Pois, a maioria das vagas são preenchidas por candidatos da lista de espera. Isso mesmo! Menos da metade dos estudantes convocados na chamada regular chegam a fazer a matrícula, e muitos desistem antes mesmo do início das aulas.

A estimativa é de preenchimento das vagas com candidatos da chamada regular, de apenas 40%. Ou seja, em média 60% das cadeiras do SISU são preenchidas com a Lista de Espera, ou acabam sobrando mesmo.

VAGAS SISU 2018Alguns fatores podem contribuir para explicar esse cenário:

  • Uma delas é a diversidade de opções que há para ingresso no ensino superior. Além do Sisu, os candidatos podem conseguir bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou ainda participar do Sistema de Financiamento Estudantil (FIES).
  • Outro ponto está relacionado à localização do candidato. Muitas vezes a aprovação ocorre em outra cidade, outro estado, e somente no momento de fazer a mudança, ocorre a desistência.
  • O alto índice de chamadas na lista de espera também está relacionada à aprovação em curso de segunda opção do candidato. Assim que tiver uma oportunidade, acontece a migração para o curso ou faculdade de primeira opção. E as regras da lista de espera contribuem para estas séries de mudanças.

Sim, em apenas algumas linhas o horizonte se abriu. Participar da lista de espera no SISU 2018 significa real possibilidade de ingressar no ensino superior.

Agora que você viu que você conheceu a “força” da Lista de Espera do Sisu é hora de saber como participar e acompanhar as chamadas.

Como participar da Lista de Espera SISU 2018

Para concorrer a uma das vagas na lista de Lista de espera o candidato deve fazer a manifestação de interesse pela vaga no período previsto no cronograma do Sisu. Na edição 2018-1, o prazo é de 30 de janeiro a 07 de fevereiro, às 23h59.

Veja a seção de perguntas e respostas para saber como concorrer a uma vaga nos cursos de graduação via Lista de Espera Sisu 2018.

lista de espera sisu 2018
Maioria das vagas do Sisu são preenchidas pela lista de espera

 

  1. Quem pode participar da Lista de Espera Sisu 2018? Candidatos que se inscreveram no SISU 2018 e não foram convocados na chamada regular (lista divulgada no dia 29/01) no curso escolhido como primeira opção.
  2. Com o faço a inscrição na Lista de Espera Sisu 2018? A manifestação de interesse em participar da Lista de Espera do Sisu deve ser feita pela internet, no portal do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/), com o mesmo logins e senha utilizados no ENEM.
  3. Como faço para acompanhar as chamadas de Lista de Espera? Quais as datas? Depois do período de manifestação de interesse em participar da lista de espera (termina dia 07/02), o candidato deve acompanhar as convocações pelo site da faculdade em que concorre à vaga. O cronograma das convocações da Lista de Espera é definido pela faculdade.
  4. Posso escolher qualquer curso? Não, os candidatos só podem concorrer no curso e instituição que escolheu como primeira opção no momento de inscrição no Sisu 2018.
  5. E se eu fui chamado na chamada regular para o curso de segunda opção, posso participar da Lista de Espera? Sim, você deve fazer os procedimentos de matrícula no curso em que foi chamado e também participar da Lista de Espera do curso de primeira opção.
  6. Quantas vagas são ofertadas na Lista de Espera do Sisu 2018? Não há um número específico, depende das confirmações de matrículas dos candidatos convocados na chamada regular, primeiramente, e depois, as possíveis matrículas dos estudantes chamados em lista de espera.
  7. E sobre as matrículas, como devo proceder? A matrícula dos candidatos convocados em lista de espera é feita diretamente na faculdade em que foi convocado. A relação de documentos, bem como as datas de matrícula são definidas pelas instituições. Geralmente, há um edital específico que trata desta questão.
  8. Fui chamado na Lista de Espera do Sisu 2018, posso participar do Prouni? Sim, mas caso também seja convocado para preencher uma vaga no Prouni, você terá que optar por uma das duas. É proibido ao candidato ser, simultaneamente, bolsista do Prouni e estudante qualificado via Sisu.

E aí, preparado para garantir uma vaga no ensino superior em 2018? Se ficou alguma dúvida, deixe o seu comentário ou envie mensagem via Facebook.

Prouni 2018,  vem aí

Antes, de fechar este artigo. Agende aí. As inscrições para o Programa Universidade para Todos, o PROUNI, estará aberta de 06 a 09 de fevereiro de 2018. O Melhores do Enem fará ampla cobertura do Prouni, mas vale também acompanhar a página oficial do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/ .

Deixe uma resposta