Como funciona o Sisu 2016

como funciona o sisuSisu substitui o tradicional vestibular das instituições públicas de ensino superior

Saber como funciona o é fundamental para conseguir o passaporte para o ensino superior. Neste post explico a relação com o Mec e a importância em participar do Exame.

Para começar é bom refletirmos sobre as dificuldades históricas dos estudantes para prestar o vestibular. Vamos nessa…

Já imaginou ter que viajar centenas de quilômetros para concorrer a uma vaga no ensino superior. Arcar com despesas de passagens, de avião ou ônibus, hospedagem e alimentação para pleitear uma oportunidade de estudantes nas universidades.

Esse era um dos desafios dos estudantes antes da criação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e, principalmente, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Sisu mudou o paradigma para acesso ao ensino superior público. Entenda como funciona o Sisu.

Quem pode participar do Sisu Mec

O Sisu utiliza o desempenho dos estudantes no Enem para selecionar candidatos para as vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino superior. Todos os candidatos que participaram do Enem e obtiveram nota diferente de zero na redação podem concorrer.

Como funciona o Sisu

As universidades, faculdades, institutos e centros universitários disponibilizam para o Ministério da Educação (MEC) a quantidade de vagas ofertadas em cada . A partir dessa informação e conforme o cronograma de seleção previamente definido, os candidatos escolhem o curso e a instituição que deseja estudar.

Os que obtiverem maior nota dentro do número de vagas são considerados aprovados e podem realizar a matrícula. Listas de espera são utilizadas para preencher vagas não preenchidas.

Para ter informações sobre a possibilidade de ingresso em determinado curso o estudante deve verificar o histórico das notas de corte. Veja abaixo a nota de corte por curso ou por instituição).  No período de inscrição o MEC divulga as notas de cortes parciais, outro parâmetro importante. O processo de seleção é realizado duas vezes por ano.

Sisu MEC

O Sisu faz parte do projeto do Ministério da Educação (MEC) que visa selecionar os estudantes por meio do Enem. Para acompanhar outras informações sobre cronograma, próximos editais e outras notícias acesse o site oficial do Sisu (sisu.mec.gov.br ).

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta