Prouni

prouniEntenda como funciona o ProUni 2016

Estudantes podem solicitar bolsas parciais e integrais para o ensino superior

O sugestivo nome do Programa Universidade para Todos (ProUni) é um indicativo importante da representatividade da proposta de incentivo à formação superior no Brasil. Criado em 2004, o ProUni nasceu com a perspectiva de possibilitar que mais estudantes tenham a possibilidade de freqüentar cursos de nível superior,melhorando a qualidade na formação dos brasileiros. O programa oferece bolsas parciais e integrais para cursos de nível superior em instituições privadas.

Mas quem tem direito a pleitear a bolsa? Quais os critérios para participar? O Melhores do Enem te ajuda a entender o FIES.

Quem pode participar

Alguns critérios de participação foram criados para selecionar estudantes que desejam pleitear uma bolsa integral ou parcial em instituições privadas de ensino superior.

  • Enem: a participação no Enem é obrigatória para quem deseja participar do ProUni. É preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas objetivas e ter nota diferente de zero na redação. A nota do Enem considerada é a do ano anterior, ou seja, para a edição 2016 do ProUni é verificado o desempenho no Enem 2015.
  • É preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter obtido bolsa integral em escola particular durante todo o período.
  • Pessoa com deficiência, independente se cursou em escola particular pode participar do ProUni.
  • Professor da rede pública também pode pleitear uma bolsa.
  • Candidatos ao ProUni não podem ter formação de nível superior.

Bolsa integral ou parcial

Para concorrer a bolsa integral a renda familiar do candidato não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo per capita. Já para a bolsa parcial, 50% da mensalidade, a renda familiar deve ser de, no máximo, 3 salários per capita.

Inscrição no Processo de Seleção

A Inscrição no ProUni é gratuita, realiza em período previsto no cronograma do Ministério da Educação (MEC). Não é necessário estar matriculado na instituição de ensino superior para participar da seleção. Por ano são realizados dois processos seletivos para o ProUni, uma por semestre.

Mais informações

Para obter detalhes sobre documentação para matrícula, comprovação de renda e outras informações sobre o ProUni acesse o portal oficial do Programa – http://siteprouni.mec.gov.br .