[GRATUITO] Pronatec Oferta Voluntária 2017 ► inscrições abertas para 500 mil vagas

0
977

Pronatec Oferta Voluntária 2017 – Candidatos a partir de 15 anos podem fazer inscrição e participar de cursos gratuitos na modalidade à distância

Inscrições abertas para cursos gratuitos do Programa Pronatec Oferta Voluntária. São mais de 80 opções de cursos e 500 mil vagas em capacitações rápidas, sem custos para o aluno e ofertadas na modalidade a distância.

As inscrições para a primeira oferta do Pronatec Oferta Voluntária são gratuitas e devem ser feitas até o dia 05 de julho. Os candidatos podem pesquisar vagas e solicitar a inscrição pelo portal do Pronatec (http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro ). O formulário também está disponível abaixo;

 

O que é o Pronatec Oferta Voluntária?

Com o objetivo de ampliar e democratizar a oferta de cursos de formação profissional, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Pronatec Oferta Voluntária.

Por meio desta nova ação, serão ofertadas vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada (FIC), ou qualificação profissional, e em cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio) nas modalidades presencial e a distância (EaD).

Participe também do Mediotec! Conheça o Programa!

Os cursos serão ofertados por instituições privadas de educação profissional e tecnológica, que atuarão de forma voluntária no Pronatec, ou seja, sem receber recursos por parte do MEC.

Essa ação vem ao encontro dos objetivos estabelecidos pela Lei nº 12.513/2011, de ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Considerando que os recursos públicos são finitos e que há, no Brasil, uma ampla rede educacional para a oferta de cursos, vê-se uma oportunidade única de fortalecimento da articulação entre os setores educacionais, sociais, econômicos, culturais, tecnológicos e do trabalho, com vistas à oferta de cursos que sejam aderentes às demandas apresentadas por esses diversos segmentos.

Faz parte da missão institucional da SETEC/MEC apoiar e fomentar políticas de inclusão social e produtiva, por meio da educação, que tenham como base o desenvolvimento e a expansão da oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Quem pode participar dos cursos do Pronatec Oferta Voluntária 2017

Podem se inscrever nos cursos todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos. Será dada prioridade aos candidatos:

  • estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
  • que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
  • trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extra- GUIA PRONATEC – Oferta Voluntária tivistas e pescadores;
  • beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
  • mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda;
  • pessoas com deficiência;
  • povos indígenas, comunidades quilombolas e adolescentes;
  • jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.pronatec.mec.gov.br . Neste sítio, dentre outras informações, está disponível o cronograma com todas as etapas do Pronatec Oferta Voluntária.

Quais cursos são ofertados no Pronatec 

No Pronatec Oferta Voluntária, há ofertas de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada, ou qualificação profissional), e de cursos Técnicos Subsequentes, ambos nas modalidades presencial e a distância.

Cursos FIC

Os cursos FIC têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independentemente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho.

São voltados à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho e possuem curta duração, em média 4 (quatro) meses, focando nos aspectos práticos da profissão. Esse tipo de curso tem alta taxa de empregabilidade, pois atende as necessidades do mercado em cada região do País.

Confira a lista de alguns cursos em que há vagas no  Pronatec Oferta Voluntária 2017

  • Agente de Gestão de Resíduos Sólidos
  • Agente de Limpeza Urbana
  • Agente de Microcrédito
  • Ajudante de Obras
  • Almoxarife de Obras
  • Amostrador de Minérios
  • Assistente de Controle de Qualidade
  • Assistente de Crédito e Cobrança
  • Auxiliar de Fiscalização Ambiental
  • Auxiliar de Laboratório de Saneamento
  • Auxiliar de Operação de Estação de Tratamento de Águas
  • Comprador
  • Higienista de Serviços de Saúde
  • Laboratorista de Materiais de Construção
  • Lactarista
  • Mensageiro
  • Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos
  • Operador de Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos Urbanos
  • Operador de Editoração Eletrônica
  • Operador de Mina
  • Operador de Produção em Unidade de Tratamento de Resíduos
  • Operador de Tratamento de Águas e Efluentes
  • Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos
  • Promotor de Vendas
  • Reciclador
  • Representante Comercial
  • Vendedor

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos de nível médio promovem a capacitação teórica e prática em diversas atividades do setor produtivo e preparam o jovem ou adulto para o mundo do trabalho GUIA PRONATEC – Oferta Voluntária 6 e renda.

Os cursos têm carga horária de 800 a 1200 horas, com duração média de 1 a 2 anos e meio, além do estágio profissional supervisionado, quando previsto no projeto do curso.

Os cursos técnicos ofertados pelo Pronatec Oferta Voluntária serão do tipo subsequente, ou seja, o aluno precisa possuir o ensino médio completo.

Cursos podem ser à distância ou presencial

A oferta, tanto de cursos FIC como de cursos Técnicos, poderá ocorrer nas modalidades a distância ou presencial. Para os cursos FIC EaD, que serão 100% a distância, será necessário o uso de computador ou tablet com acesso à Internet.

Os estudantes que não possuírem esses recursos tecnológicos poderão utilizar os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) encontrados em vários municípios dos estados brasileiros e no distrito federal.

Os CVTs são entidades públicas de caráter comunitário, incentivados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que além de serem unidades de ensino e de profissionalização, promovem a inclusão digital da população possibilitando acesso aos modernos meios de informação e comunicação.

Os locais onde um CVT pode ser encontrado estão disponíveis no site do Pronatec (http://portal.mec.gov.br/pronatec). Nos cursos técnicos a distância, os alunos e professores interagem por meio de um Ambiente Virtual e, na maioria do tempo, estão afastados fisicamente.

Conceitos importantes de EaD

De acordo com a legislação em vigor, os cursos técnicos a distância são semipresenciais, ou seja, precisam ter uma parte presencial: no mínimo 50% do curso para o eixo saúde e 20% para os demais eixos, que serão realizados em Polos de Educação a Distância.

Polos de Educação a Distância são unidades operacionais das instituições de ensino que dispõem de infraestrutura tecnológica com computadores e Internet para realização das atividades acadêmicas disponibilizadas nos Ambientes Virtuais.

Os Cursos FIC e Técnicos presenciais serão ofertados numa unidade de ensino da instituição voluntária, em salas de aula com a presença física de professores, alunos e outros atores utilizando-se da educação tradicional.

Quando serão liberadas as vagas para os cursos Pronatec Oferta Voluntária 2017

Serão ofertados mais de 100 (cem) cursos presenciais e a distância, distribuídos em 12 (doze) eixos tecnológicos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e com o Guia Pronatec de Cursos FIC, estão sendo disponibilizados.

As vagas para esses cursos foram divididas em 4 (quatro) lotes com possibilidade de inscrição em junho, agosto e outubro de 2017 e fevereiro de 2018.

Cada lote conta com mais de 500 mil vagas. No primeiro lote estão disponibilizadas apenas vagas para cursos FIC na modalidade EaD. Os demais lotes disponibilizarão vagas em cursos FIC e Técnico presencial, como também, na modalidade a distância.

Cerfificados

Aos estudantes que concluírem com êxito os cursos do Pronatec Oferta Voluntária serão conferidos certificados quando o curso realizado for de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional, e diplomas quando o curso for Técnico Subsequente.

Objetivos do Pronatec

  1. expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  2. fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
  3. contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
  4. ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
  5. estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
  6. estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda

Deixe uma resposta