FGTS Contas Inativas – saiba quando você pode fazer o saque FGTS

FGTS Contas Inativas – Saiu a tabela para saque FGTS. O início dos pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS inativo terá início no dia 10 de março para os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. 

Confira o como ficou o cronograma de saques FGTS Contas Inativas:

  • Em março: irão fazer o saque FGTS contas inativas quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro
  • Em abril: os aniversariantes dos meses de março, abril e maio poderão sacar, conforme tabela FGTS.
  • Em maio: quem nasceu em junho, julho e agosto pode fazer o saque FGTS.
  • Em junho: os aniversariantes de setembro, outubro e novembro ´poderão fazer a festa junina com o dinheiro do FGTS contas inativas.
  • Em julho: para fechar o Calendário FGTS Contas Inativas os aniversariantes do mês de dezembro poderão fazer o saque.

Curta a página do Melhores do Enem no Facebook

As informações sobre a tabela FGTS Contas Inativas são preliminares. O anúncio oficial, com todos os detalhes, será feito nesta terça, 14 de fevereiro, pelo governo federal.

FGTS Contas Inativas – Quem pode sacar?

fgts contas inativasOs trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos  por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015 tem direito de saque FGTS Contas Inativas.

Se você se enquadra em alguma das opções acima, consulte seu saldo e prepare-se para receber o saldo disponível na conta inativa do FGTS.

O governo federal estima que cerca de 10 milhões de brasileiros tenham saldo nas Contas Inativas FGTS. A expectativa é de liberação de R$ 41 bilhões no total.

 

Mudando um pouso de assunto. Leia também:

Além do FGTS inativo – Confira lista de aprovados no FIES 2017

Além do saque FGTS contas inativas – Notas de corte Medicina no Sisu

Além da tabela FGTS Contas inativas – Simulador de Nota de Corte Sisu

Onde consultar  FGTS Contas Inativas?

fgts contas inativas tabelafgts contas inativas saquesaque fgts inativofgts contas inativas calendario

  • Site da Caixa (www.caixa.gov.br ) – Consulte a aba Benefícios e Programas e logo depois clique em FGTS. Depois clique em “Consulte seu FGTS”. É necessário apresentar o PIS e cadastrar senha de acesso.
  • Aplicativo: via Play Store, Apple Store e Microsoft Store.
  • Agências da Caixa Econômica Federal
  • Para correntistas há opção de utilizar o Internet Banking

Vale a pena fazer o saque FGTS Contas Inativas?

Sim, pois o rendimento de 3% ao ano oferecido pela Caixa para os saldos FGTS Contas Inativas, é o menor do mercado. A poupança, por exemplo, rende pelo menos o dobro, 6% ao ano.

Neste sentido, é melhor fazer o Saque FGTS Contas Inativas nem que seja para fazer outra aplicação. Há ainda opção de pagamento de dívidas ou investimentos diversos.

No vídeo abaixo, muitas dicas valiosas para utilização do Saque FGTS Contas inativas.01

 

Tabela FGTS – Veja como será o funcionamento das agências nos dias de saque das contas inativas

Diversas agências da Caixa Econômica Federal funcionarão em regime de plantão nos finais de semana. Este regime ira funcionar durante o cronograma proposto para saque FGTS Contas Inativas.

Os detalhes do funcionamento e a lista de agências que farão o atendimento nos finais de semana ainda serão divulgados.

A intenção é evitar tumulto e garantir que os trabalhadores façam o saque conforme o o cronograma previsto na tabela FGTS.

Em 7 perguntas: FGTS Contas Inativas, tabela e saque FGTS inativo

  1. Estou trabalhando, posso sacar o FGTS contas inativas? Sim, mas somente o FGTS de uma conta inativa, ou seja, de empregos com desligamento até o dia 31 de dezembro de 2015. O FGTS do trabalho atual não poderá ser sacado.
  2. Como consultar o extrato e saldo do FGTS inativo? No site da Caixa Econômica Federal . É necessário preencher o número do PIS e também a senha do cartão cidadão. Há ainda opção de consulta nas agências da caixa e par os clientes da CEF via internet Banking.
  3. Quando os valores estarão disponíveis para saque FGTS contas inativas? A partir de março de 2017 (possivelmente no dia 10). Pagamentos serão conforme Calendário FGTS Contas Inativas. Confira o cronograma conforme o  mês de aniversário do trabalhador.
  4. Posso sacar o total disponível no FGTS inativo? Sim, não há limite para realização de saque do FGTS inativo 2017.
  5. Qual a documentação é necessária para realizar o saque FGTS contas inativas? Para saques acima de R$ 3 mil reais do FGTS inativo 2017, é necessário apresentar o PIS, RG e Carteira de Trabalho. Para valores inferiores o saque pode ser feito eletronicamente, com o Cartão Cidadão
  6. Sou obrigado a sacar o FGTS inativo? Não, mas compensa fazer a retirada. Como explicado anteriormente, a taxa de juros do FGTS contas inativas é de 3% ao ano, menor do que qualquer aplicação, inclusive a poupança.
  7. Posso antecipar o saque, antes da tabela FGTS Contas Inativas? Sim, há bancos que oferece opções de empréstimo com garantia do FGTS Conta Inativa. A negociação envolve cobrança de juros, assim, avalie a necessidade de antecipação.

Histórico do FGTS inativo

O FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – vigora no Brasil desde 1967, com a Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966.

O objetivo inicial era utilizar o FGTS como forma de proteção ao trabalhador, principalmente os demitidos sem justa causa que tem direito de fazer o saque FGTS.

Mensalmente o empregador deve depositar, obrigatoriamente, o equivalente a 8% do valor do salário pago ao trabalhador. Algumas categorias tem valor diferenciado:

  • Contratos de Aprendizagem (conforme lei nº 11.180/05) o percentual é de 2%.
  • Trabalhador doméstico, o valor total é de 11,2 % (8% de depósito mensal e 3,2% referente a antecipação do recolhimento rescisório).


Saque do FGTS: momentos especiais

O FGTS propicia que o trabalhador arrecade valores que podem ser utilizados em diversas ocasiões especiais:

  • Aquisição da casa própria
  • Aposentadoria
  • Demissão sem justa causa
  • Algumas doenças graves.

FGTS e a casa própria

fgts inativoO sonho da casa própria fica mais próximo para muitos brasileiros com o FGTS.O trabalhador pode fazer o saque FGTS para aquisição de imóvel.

Há opção para casas e apartamentos novos, usados ou ainda para  construção. Há possibilidade ainda de utilizar o FGTS para liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de aquisição da casa própria.

Para a aquisição da casa própria não é necessário que o valor esteja depositado no FGTS Contas Inativas.

 

Deixe uma resposta