Está disponível o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), edição 2019. A prova é voltada para quem não pôde terminar os estudos na idade certa e quer obter o certificado de conclusão do ensino Fundamental ou Médio.

Para a certificação do Ensino Fundamental e necessário ter 15 anos completos na data da prova. Já no caso do Ensino Médio e participante precisa ter 18 anos completos.

São três tipos de aplicações:

  • Modalidade Nacional: para quem mora no Brasil;
  • Modalidade Exterior: para os brasileiros residentes fora do país;
  • Para privados de liberdade: para quem está privado de liberdade ou cumpre  alguma medida sócio-educativa aqui no Brasil ou em outro país.

Confira o cronograma completo do Encceja 2019

As inscrições do Encceja 2019 começam no dia 20 de maio e vão até o dia 31 de maio. Esse é o mesmo prazo para solicitar atendimento especializado, voltado para pessoas que tenham alguma deficiência ou precisam de ajuda no dia da prova. O resultado deste pedido sai no dia 7 de junho.

Caso a solicitação não seja atendida, você pode entrar com um recurso entre os dias 10 e 14 de junho. O resultado do recurso sai no dia 21 do mesmo mês.

A prova do Encceja 2019 será aplicada no dia 25 de agosto. Para se inscrever é preciso acessar o site http://enccejanacional.inep.gov.br.

Deixe uma resposta