lista de espera prouni 2017

FIES 2017 – Lista de espera prorrogada no FIES

FIES 2017- A pré-seleção da lista de espera do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil foi prorrogada até 17 de março pelo MEC – Ministério da Educação. O prazo terminaria nesta sexta, 03 de março.

FIES 2017 ! FIQUEM ATENTOS ! NOVA CHANCE ! Quem fez inscrição no FIES deve acessar o Portal e realizar a consulta diariamente para verificar se o nome consta na lista de espera, ou a chamada pré-seleção. Aqui no Melhores do Enem apresentaremos o caminho para tentar uma vaga no ensino superior via FIES 2017. Veja no vídeo abaixo os detalhes da prorrogação da lista de espera FIES Seleção 2017.

  • Primeiro acesse http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/selecao para verificar a lista de pré-selecionados no FIEs 2017. A lista é atualizada diariamente.
  • Se o seu nome estiver na lista, acesse o portal do Sisfies http://sisfiesportal.mec.gov.br para concluir o cadastro FIES 2017.
  • Após responder todas as questões no Sisifies, você deve confirmar as informações junto à Universidade ou Faculdade em que você concorre a uma vaga no FIES 2017. O prazo para confirmar as informações na instituição é de 10 dias após o cadastro no Sisfies.
  • Por último, compareça ao banco escolhido no momento de cadastro no Sisfies para finalizar o cadastro e fechar o contrato de financiamento. Atualmente a  Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os agentes autorizados a fecharem contratos do FIES 2017.

 

Leia também

Confira informações sobre o histórico do FIES

Veja como foi o Resultado Prouni 2017

Confira como foi a nota de corte FIES 2017

fies 2017
FIES Seleção 2017 – Novo prazo da lista de espera Fies 2017

FIES 2017 – Documentação necessária para cadastro no SisFies

Do candidato FIES 2017

  • CPF e ser menor de 18 anos,
  • CPF do responsável legal;
  • Documento com foto;
  • Se for casado, é necessário apresentar a certidão de casamento, assim como CPF e RG do seu marido / de sua esposa;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (emitido pela CPSA).

Do Fiador FIES Seleção 2017 (caso seja necessário)

  • CPF
  • Certidão de casamento
  • Comprovante de Residência
  • RG ou algum documento com foto
  • Comprovante de renda

FIES Seleção 2017 – Como funciona o financiamento FIES 2017


Fies Seleção
A decisão de participar do FIES Seleção 2017 passa  também pelo estudo das condições de financiamento. A taxa de juros cobrada anualmente nos contratos FIES 2017 é de 6,5%.

A carência é de 18 meses e o período para quitar o empréstimo FIES 2017, o tempo de permanência na condição de financiado.

Assim, se o tempo de financiamento do curso via FIES Seleção 2017 for de cinco anos, ou 60 meses, o financiamento poderá ser de 180 parcelas mensais.

Cabe ressaltar que os candidatos formados em Medicina e exercerem as profissões de médico integrante da saúde da família podem abater até 1% ao mês o seu valor de financiamento. O mesmo ocorre com profissões que atuam na educação básica.


FIES Seleção 2017 – Fases para pagamento do FIES

  1. Período de UTILIZAÇÃO Fies Seleção: etapa compreendida entre o ingresso do estudante no Fies 2017 e o mês imediatamente anterior ao início da fase de carência. O estudante deve pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o financiamento FIES 2017, com limite de R$ 150,00.
  2. Período de CARÊNCIA Fies Seleção 2017: etapa que vai do posterior à fase de utilização e um mês antes do início da amortização. Durante este período, o estudante continua pagando os juros da etapa de utilização.
  3. Período de AMORTIZAÇÃO Fies Seleção 2017: começa no 19° mês após a fase de utilização. Nesta etapa, o saldo devedor do financiamento deve ser pago, conforme o previsto no cálculo da tabela Price. O pagamento FIES deve ser feito em parcelas mensais e  iguais e sucessivas, pelo prazo de até 3 vezes o tempo de permanência do estudante no financiamento.

FIES 2017 – Critérios de Seleção

fies seleção 2017Para concorrer ao financiamento estudantil, FIES 2017, o candidato deve ter obtido uma média mínima de 450 pontos e ter nota acima de zero na Redação em alguma edição do Enem, a partir de 2010.

Há ainda o critério econômico, a renda familiar do candidato não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa, em média.

Lembrando que na classificação do FIES 2017, os candidatos que não possuem ensino superior são ordenados à frente dos que já possuem formação universitária.

Uma informação importante é que os classificados no Prouni com bolsa parcial (50%) podem utilizar o FIES 2017 para financiar os outros 50%.

 

FIES 2017 – Resultado da Seleção

O resultado FIES 2017 foi divulgado no dia 13 de fevereiro de 2017 pelo site do FIES Seleção.

Os estudantes classificados dentro do número de vagas são pré-selecionados para a chamada único. Os demais candidatos que realizaram FIES Seleção 2017 são listados automaticamente na lista de espera FIES 2017.

Cristiano Alvarenga

Jornalista com mestrado em Comunicação pela Unesp. Especialista em Marketing de Conteúdo e Jornalismo de Dados.

Deixe uma resposta