FIES 2017- A pré-seleção da lista de espera do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil foi prorrogada até 17 de março pelo MEC – Ministério da Educação. O prazo terminaria nesta sexta, 03 de março.

FIES 2017 ! FIQUEM ATENTOS ! NOVA CHANCE ! Quem fez inscrição no FIES deve acessar o Portal e realizar a consulta diariamente para verificar se o nome consta na lista de espera, ou a chamada pré-seleção. Aqui no Melhores do Enem apresentaremos o caminho para tentar uma vaga no ensino superior via FIES 2017. Veja no vídeo abaixo os detalhes da prorrogação da lista de espera FIES Seleção 2017.

  • Primeiro acesse http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/selecao para verificar a lista de pré-selecionados no FIEs 2017. A lista é atualizada diariamente.
  • Se o seu nome estiver na lista, acesse o portal do Sisfies http://sisfiesportal.mec.gov.br para concluir o cadastro FIES 2017.
  • Após responder todas as questões no Sisifies, você deve confirmar as informações junto à Universidade ou Faculdade em que você concorre a uma vaga no FIES 2017. O prazo para confirmar as informações na instituição é de 10 dias após o cadastro no Sisfies.
  • Por último, compareça ao banco escolhido no momento de cadastro no Sisfies para finalizar o cadastro e fechar o contrato de financiamento. Atualmente a  Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os agentes autorizados a fecharem contratos do FIES 2017.

 

Leia também

Confira informações sobre o histórico do FIES

Veja como foi o Resultado Prouni 2017

Confira como foi a nota de corte FIES 2017

fies 2017
FIES Seleção 2017 – Novo prazo da lista de espera Fies 2017

FIES 2017 – Documentação necessária para cadastro no SisFies

Do candidato FIES 2017

  • CPF e ser menor de 18 anos,
  • CPF do responsável legal;
  • Documento com foto;
  • Se for casado, é necessário apresentar a certidão de casamento, assim como CPF e RG do seu marido / de sua esposa;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (emitido pela CPSA).

Do Fiador FIES Seleção 2017 (caso seja necessário)

  • CPF
  • Certidão de casamento
  • Comprovante de Residência
  • RG ou algum documento com foto
  • Comprovante de renda

FIES Seleção 2017 – Como funciona o financiamento FIES 2017


Fies Seleção
A decisão de participar do FIES Seleção 2017 passa  também pelo estudo das condições de financiamento. A taxa de juros cobrada anualmente nos contratos FIES 2017 é de 6,5%.

A carência é de 18 meses e o período para quitar o empréstimo FIES 2017, o tempo de permanência na condição de financiado.

Assim, se o tempo de financiamento do curso via FIES Seleção 2017 for de cinco anos, ou 60 meses, o financiamento poderá ser de 180 parcelas mensais.

Cabe ressaltar que os candidatos formados em Medicina e exercerem as profissões de médico integrante da saúde da família podem abater até 1% ao mês o seu valor de financiamento. O mesmo ocorre com profissões que atuam na educação básica.


FIES Seleção 2017 – Fases para pagamento do FIES

  1. Período de UTILIZAÇÃO Fies Seleção: etapa compreendida entre o ingresso do estudante no Fies 2017 e o mês imediatamente anterior ao início da fase de carência. O estudante deve pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o financiamento FIES 2017, com limite de R$ 150,00.
  2. Período de CARÊNCIA Fies Seleção 2017: etapa que vai do posterior à fase de utilização e um mês antes do início da amortização. Durante este período, o estudante continua pagando os juros da etapa de utilização.
  3. Período de AMORTIZAÇÃO Fies Seleção 2017: começa no 19° mês após a fase de utilização. Nesta etapa, o saldo devedor do financiamento deve ser pago, conforme o previsto no cálculo da tabela Price. O pagamento FIES deve ser feito em parcelas mensais e  iguais e sucessivas, pelo prazo de até 3 vezes o tempo de permanência do estudante no financiamento.

FIES 2017 – Critérios de Seleção

fies seleção 2017Para concorrer ao financiamento estudantil, FIES 2017, o candidato deve ter obtido uma média mínima de 450 pontos e ter nota acima de zero na Redação em alguma edição do Enem, a partir de 2010.

Há ainda o critério econômico, a renda familiar do candidato não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa, em média.

Lembrando que na classificação do FIES 2017, os candidatos que não possuem ensino superior são ordenados à frente dos que já possuem formação universitária.

Uma informação importante é que os classificados no Prouni com bolsa parcial (50%) podem utilizar o FIES 2017 para financiar os outros 50%.

 

FIES 2017 – Resultado da Seleção

O resultado FIES 2017 foi divulgado no dia 13 de fevereiro de 2017 pelo site do FIES Seleção.

Os estudantes classificados dentro do número de vagas são pré-selecionados para a chamada único. Os demais candidatos que realizaram FIES Seleção 2017 são listados automaticamente na lista de espera FIES 2017.

Deixe uma resposta