[ NOVIDADE ] Saiu o cronograma do Fies 2017: 75 mil novas vagas

0
964

Confira todas as datas do Fies 2017

Cronograma do Fies 2017 – Já está definido o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o segundo semestre. As datas foram definidas pelo Ministério da Educação e anunciadas nesta quinta-feira, 06 de julho, em Brasília. Serão 75 mil novas vagas para o Fies.

Vale lembrar que as regras do Novo Fies não valem para esta edição. As mudanças no Fies serão implantadas a partir de 2018.

CRONOGRAMA DO FIES 2017

Os interessados em garantir uma vaga no ensino superior via Fies devem ficar atentos ao cronograma. Bora conferir!

Cronograma do Fies 2017

Confira as datas de publicação do edital, início das inscrições e divulgação dos resultados do Fies 2017:

Fies 2017 data

  • Divulgação das vagas ofertadas no Fies 2017: 24 de julho
  • Inscrições para o Fies: 25 a 28 de julho
  • Resultado dos classificados: 31 de julho
  • Resultado Lista de espera: 31 de julho
  • Convocação da  lista de espera: 1º de agosto a 3 de setembro
  • Inscrição dos aprovados no Sisfies: 1º a 8 de agosto de 2017

 

Quem pode participar do Fies 2017 – Segundo Semestre?

Podem participar os estudantes que tenham obtido, no mínimo, 450 pontos e nota na redação superior a zero na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato deve também ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

O período de inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2017 referente ao segundo semestre será aberto no dia 11 de setembro.

Vale ressaltar que na classificação do FIES 2017, os candidatos que não possuem ensino superior são ordenados à frente dos que já tenham alguma graduação.

Outra informação importante, para quem foi contemplado com bolsa parcial do Programa Universidade pra Todos (Prouni). Os classificados no Prouni com bolsa parcial (50%) podem utilizar o FIES 2017 para financiar os outros 50%.

Como fazer a inscrição no Fies Seleção 2017

A inscrição no FIES Seleção 2017 deve ser feita pelo portal do Fies – http://fiesselecao.mec.gov.br . Depois de verificar as vagas FIES 2017 é necessário fazer o cadastro. Confira o passo a passo:

SisFIES Aluno

  1. Na página do FIES Seleção 2017 clique em “Fazer minha inscrição” (conforme imagem abaixo, marca em vermelho)
  2. No primeiro acesso ao portal de FIES Seleção 2017, clique em “Primeiro Acesso?”. Faça o cadastro. Informe CPF, Senha e um e-mail pessoal. O FIES enviará um link via correio eletrônico para ativar o seu cadastro.
  3. Acesse o seu e-mail e acesse o link disponibilizado pelo FIES Seleção.
  4. Clique em “Já sou cadastrado”, preencha os campos solicitados e confirme.
  5. Preencha o formulário com seus dados pessoais, o candidato deve informar o CPF e a data de nascimento de todos residentes da casa com idade a partir de 14 anos.
  6. Por último escolha o curso que vai pleitear custeio pelo FIES 2017.

Pronto! Sua inscrição FIES 2017 está concluída. Caso queira fazer alguma mudança, há possibilidade até a data de encerramento das inscrições da FIES Seleção 2017.

SISFIES 2017 – FAIXAS DE FINANCIAMENTO

Na FIES Seleção 2017 o valor máximo de financiamento é de R$ 5 mil. As margens passíveis de financiamento via FIES 2017 pode ser visualizado na tabela abaixo.

fies 2017 tabela financiamento

SISFIES 2017 – COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO

A decisão de fazer a FIES Seleção 2017 passa  também pela análise do financiamento. A taxa de juros cobrada anualmente para os financiamento FIES 2017 é de 6,5%.

A carência é de 18 meses e o período de financiamento é de três vezes o tempo de permanência na condição de financiado.

Assim, se o tempo de financiamento do curso via FIES 2017 for de quatro anos, ou 48 meses, o financiamento poderá ser de 144 parcelas mensais.

Vale lembrar que os candidatos formados em Medicina e exercerem as profissões de médico integrante de equipe de saúde da família pode abater até 1% ao mês o seu valor de financiamento. O mesmo ocorre com profissões que atuam na educação básica.

SISFIES 2017 – TRÊS FASES PARA PAGAMENTO DO FIES

Período de UTILIZAÇÃO Fies: etapa compreendida entre o ingresso do estudante no Fies 2017 e o mês imediatamente anterior ao início da fase de carência. O estudante deve pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o financiamento FIES 2017, com limite de R$ 150,00.

Período de CARÊNCIA Fies 2017: etapa que vai do posterior à fase de utilização e um mês antes do início da amortização. Durante este período, o estudante continua pagando os juros da etapa de utilização.

Período de AMORTIZAÇÃO Fies 2017: começa no 19° mês após a fase de utilização. Nesta etapa, o saldo devedor do financiamento deve ser pago, conforme o previsto no cálculo da tabela Price. O pagamento FIES deve ser feito em parcelas mensais e  iguais e sucessivas, pelo prazo de até 3 vezes o tempo de permanência do estudante no financiamento.

Documentos para realizar cadastro no Fies

selecao fies 2017

Os candidatos selecionados pelo FIES 2017 deverão procurar a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para validação das informações, com cópias dos seguintes documentos:

  • Comprovantes de rendas, do estudante e de todos os membros do grupo familiar;
  • CPF, RG e Carteira de trabalho, de todos os membros da família maiores de 18 anos;
  • Para os membros do grupo familiar menores de 18 anos apresentar certidão de nascimento e/ou CPF;
  • Em caso de aluno ou pais separados, apresentar o comprovante da separação judicial;
  • Em caso de pais falecidos apresentar atestado de óbito;
  • Histórico escolar do Ensino Médio;
  • Comprovante de residência (conta água, luz, telefone, correspondência bancária ou de operadoras de cartão de crédito etc), com data máxima de 60 dias do preenchimento da ficha de inscrição;
  • Protocolo de inscrição;
  • Outros documentos que a Comissão julgar necessários, conforme previsto pelo FNDE.

Deixe uma resposta