Conheça o FIES

fies

Financiamento é alternativa para milhares de estudantes terem acesso à formação superior

A questão financeira é um entrave para milhares de estudantes que desejam ingressar no ensino superior. Pagar as altas mensalidades e ainda arcar com as despesas de alimentação e transporte são fatores que podem dificultar o acesso à formação universitária.  O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma alternativa para ingressar em Faculdades e Universidades particulares.

Mas você sabe como funciona o FIES? Vamos tentar ajudá-lo.

Quem pode participar do FIES?

Os estudantes que desejam solicitar o financiamento devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota média superior a 450 pontos nas provas objetivas e nota de redação diferente de zero. É necessário que o aluno esteja matriculado em escola particular e tenha sido pré-selecionado para solicitar o FIES.

Vale ressaltar que alguns itens são fundamentais na seleção. Vamos a eles.

  • Solicitante não pode ter concluído outro curso de nível superior.
  • Não pode ter bolsa integral do ProUni
  • Não pode ser beneficiário de bolsa parcial do ProUni em outro curso
  • Renda familiar deve ser de até 2,5 salários mínimos per capita.

Quais cursos são financiados pelo FIES?

Cursos com avaliação superior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) ou que ainda não foram avaliados mas estão liberados para funcionamento.

Valores

A taxa de anual de juros para contratos do FIES é de 6,5% e o estudante efetua o pagamento nos seguintes prazos.

Durante o curso o estudante pagará trimestralmente R$  150. O mesmo valor será cobrado nos 18 meses após a conclusão do curso, na chamada fase de carência.

Após os 18 meses o valor do contrato é recalculado e as prestações vencem mensalmente. O beneficiário do FIES terá um prazo de até três vezes o período regular de conclusão do curso para quitar o contrato. Assim para cursos com duração de 4 anos o prazo é de 12 anos e para os de 5 anos o período para pagamento é de 15 anos.

Mais informações

Que saber mais detalhes? Acesse o portal  do Fies – http://sisfiesportal.mec.gov.br .

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta