Inscrições Enem 2017 – Saiba quem são os treineiros Enem 2017

0
989

Treineiros Enem 2017 – A maioria dos participantes que irão fazer inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2017 – pretendem obter uma vaga no ensino superior. Com o treineiros Enem 2017 o objetivo deve ser diferente.

Treineiro Enem 2017

O edital do Enem 2017 nos ajuda a encontrar a resposta. O documento caracteriza os treineiros em três situações:

  • Participante que visa fazer apenas uma autoavaliação dos conhecimentos
  • Tem menos de 18 anos
  • Não concluirá o ensino médio até o final de 2017

Acompanhe o Melhores do Enem no Facebook.

Treineiro Enem  2017 não poderá solicitar vaga no ensino superior

treineiros enem 2017

No momento em que faz a inscrição, o treineiro Enem 2017 deve declarar que a nota obtida no Enem não poderá ser utilizada nos processos de seleção para vagas na graduação.

Outra mudança, é em relação ao Certificado de Conclusão do ensino Médio. No Enem 2017, a nota obtida não será utiliza para obtenção do diploma do Ensino Médio.

A certificação para o Ensino Médio poderá ser obtida por meio de outro processo de avaliação: O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

O edital do ENCCEJA deve ser publicado em junho. Clique aqui para mais informações.

Não sou treineiro Enem 2017. Como utilizo a nota obtida no Enem 2017?

A nota obtida pode servir de passaporte para os processos de seleção que utilizam a nota do Enem como parâmetro de seleção. Enquadram-se nestes quesitos:

Inscrições do  Enem 2017

inscrições enem 2017 edital enem 2017
Enem 2017 Inscrições – Processo de inscrição no Enem 2017 começa no dia 08 de maio
Quem deseja participar do Enem 2017 deve ficar atento ao período de realização das inscrições Enem 2017. Anote aí, de 8 a 19 de maio é o período para confirmar a inscrição no Enem 2017. Não perca esta data.

As inscrições devem ser feitas pelo portal do participante do Enem 2017 – http://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante .


Realização das Provas do Enem 2017

As provas do Enem 2017 estão previstas para serem aplicadas nas seguintes datas: dia 5 e 12 de novembro.  Aliás, a realização das provas em dois domingos consecutivos é uma das novidades do Enem 2017.

O edital do Enem está disponível para consulta. Clique aqui para mais informações.

Resultado do Enem 2017

inscricoes enem 2017 treineiros enem 2017

Leu o edital, confirmou a inscrição e fez as provas do Enem 2017. Chegou a hora de ver o resultado de tanto esforço. No dia 19 de janeiro de 2018 devem ser divulgadas as notas do Enem 2017.

Depois do resultado do Enem 2017

Com as notas em mãos do Enem 2017, é hora de escolher o caminho para ingresso no Ensino Superior. Rumo à conquista de uma vaga nos cursos de graduação.

Caso você já tenha escolhido o curso, você pode verificar como foram as notas de corte do Enem/Sisu. E aí, vai de Medicina, Direito, Administração, Pedagogia, Jornalismo?


Se a opção é estudar em Portugal, saiba que 22 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso no ensino superior. Bora lá, rumo à vitória.


Enem 2017 e o ingresso no Sisu, Prouni e Fies


Para ingresso nas instituições públicas acompanhem o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Caso o horizonte de formação no ensino superior seja nas instituições privadas, a escolha é o Programa Universidade para Todos (Prouni). Há ainda a opção pelo Financiamento Estudantil (FIES) para concorrer a bolsas parciais e integrais.

O Exame Nacional do Ensino Médio (#Enem) virou referência para ingresso nos cursos de graduação em instituições públicas e privadas de ensino superior. Assim é importante saber como funciona o Enem para se dar bem nos diversos processos de seleção que o utiliza como referência.

Veja o histórico do ENEM

O Enem foi criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O intuito do exame é avaliar os estudantes que estavam concluindo o ensino médio e assim planejar ações visando aprimorar as práticas de ensino e aprendizagem.

Naquele período a prova continha 63 questões fechadas e uma redação e era realizada em apenas um dia.

A primeira edição teve 157.221 inscrições e índice de abstenção de 23%. Na edição de 2016, alcançou mais de 8 milhões de inscrições.

Alterações no Enem 

A partir de 2009 o Enem também passou a ser critério para selecionar estudantes para ingresso em cursos de ensino superior. O formato da prova também mudou. Desde então, os candidatos são avaliados em 180 questões e uma redação. As provas são aplicadas em dois dias.

Veja o histórico no número de inscrições no gráfico abaixo:

Caminhos com a nota do Enem

Hoje, o Resultado Enem INEP pode ser utilizado nos seguintes processos de seleção e obtenção de bolsas. Confira novamente:

  • Sisu (Sistema de Seleção Unificada): os estudantes utilizam a nota obtida no Enem para concorrer às vagas disponibilizadas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais.
  • Prouni (Programa Universidade para Todos): concede bolsas parciais e integrais em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A seleção é baseada em condições socioeconômicas e no resultado obtido no Enem.
  • Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): outra forma de apoio para ingresso no ensino superior. Oferece contrato e financiamento das mensalidades escolares. Para concorrer é necessário ter participado do Enem.

Ficou com alguma dúvida? Envie seu comentário e compartilhe sua questão.

 

Deixe uma resposta