[ESPECIAL REDAÇÃO] Tema da Redação Enem 2016

0
923

Tema da Redação Enem 2016

A edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe uma temática polêmica na prova de Redação, a Religião.

Com o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, a proposta de redação trouxe um desafio interessante aos participantes do Enem. Apontar direcionamentos para sanar, ou ao menos, diminuir os problemas relacionados ao desrespeito às religiões.

A questão tem muita repercussão, ainda mais tratando-se de um país em que o ecletismo religioso é uma histórica realidade. Sem dúvida, o Tema da Redação Enem 2016 abre caminho para acalorados debates.

Assim como ocorreu em edições anteriores, foram apresentados textos norteadores, ou de apoio para os participantes do Enem 2016.

Antes de conferir a prova de Redação, confira algumas regras importantes.

Confira a íntegra da prova de Redação nas linhas abaixo.  Tema da Redacao Enem 2016

Prova de Redação Enem 2016

TEXTOS MOTIVADORES TEXTO I

Em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e com toda a legislação que assegura a liberdade de crença religiosa às pessoas, além de proteção e respeito às manifestações religiosas, a laicidade do Estado deve ser buscada, afastando a possibilidade de interferência de correntes religiosas em matérias sociais, políticas, culturais etc.

Disponível em: www.mprj.mp.br. Acesso em: 21 maio 2016 (fragmento).

 

TEXTO II

O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescristíveis.

STECK, J. Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. Jornal do Senado. Acesso em: 21 maio 2016 (fragmento).

TEXTO III

CAPÍTULO I – Dos Crimes Contra o Sentimento Religioso Ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo

Art. 208 – Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

BRASIL. Código Penal. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 21 maio 2016 (fragmento).

Tema da Redacao Enem 2016
Reprodução da Prova do Enem 2016

Orientação Geral para a Redação Enem 2016

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções para realizar a Prova de Redação no Enem (Tema da Redação Enem 2016)

  • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficente”
  • Fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.

Deixe uma resposta