Redação Enem 1999 | #Enem #RedaçãoEnem
Cidadania em foco na Prova Redação Enem 1999
O encontro “Vem ser cidadão” reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.
O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.
([Adaptado de] ”Para quem se revolta e quer agir”, Folha de S. Paulo, 16/11/1998
Depoimentos de jovens participantes do encontro:
Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (…)
Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu.
(E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais)
A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar.
(C.S.Jr., 16 anos, Paraná)
Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro.
(H.A., 19 anos, Amazonas)
(Depoimentos extraídos de “Para quem se revolta e quer agir”, Folha de S. Paulo, 16/11/1998)
Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Cidadania e participação social
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.
A redação deverá ser apresentada a tinta na cor azul ou preta e desenvolvida na folha grampeada ao Cartão-Resposta.
Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.
Veja outros temas de Redação do Enem
- Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil 【Redação ENEM 2016】
- A persistência da violência contra a mulher no Brasil 【Redação ENEM 2015】
- Publicidade infantil em questão no Brasil 【Redação ENEM 2014】
- Lei Seca no Brasil 【Redação ENEM 2013】
- Imigração no país 【Redação ENEM 2012】
- Viver em rede no século 21 – os limites entre o público e o privado 【Redação ENEM 2011】
Redação Enem 1999 | #Enem