MEC anuncia novidades para o ENEM 2017; provas serão em dois domingos

0
875

Novidades ENEM 2017 ; edital deve ser divulgado até o dia 10 de abril e provas serão em dois domingos

O Ministério da Educação – MEC – anunciou nesta quinta-feira, 09 de março, as novidades Enem 2017. As mudanças foram apresentadas em entrevista coletiva concedida pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

novidades enem 2017
Confira as novidades Enem 2017

No Enem 2017 as principais novidades se referem aos dias de aplicação das provas, em dois domingos.

Leia também

Notas de corte do Enem Sisu

Confira ainda as notas de corte para os cursos de Medicina no Sisu Enem 

Entenda como funciona o Enem

Com a aplicação das provas em dois domingos, 05 e 12 de novembro de 2017, os estudantes sabatistas não precisarão aguardar o pôr do sol para iniciar as provas. Menos desgaste para este público no Enem 2017.

Confira como ficou o cronograma de Novidades Enem 2017.

  • Edital Enem 2017 será publicado até o dia 10 de abril
  • Inscrições Enem 2017 estarão abertas de 09 a 18 de maio
  • Provas Enem 2017 serão aplicadas em dois domingos, nos dias 05 e 12 de novembro

Novidades Enem 2017 – Isenção de taxa

Gratuidade na inscrição será utilizada com a consulta pelo Cadastro Único Social – NIT, além de continuar considerando os estudantes que estudaram todo o período do ensino médio em escolas públicas.

Alunos que conseguirem a isenção da taxa de inscrição e não comparecerem para realizar o exa perdem o direito à gratuidade para o próximo exame do Enem. Somente faltas justificadas, com atestado médico serão abonadas.

Outra novidade do Enem 2017 é que não haverá boletim por escola,ou seja , não será possível fazer o comparativo de desempenho por escola. Transparência perde ponto no Enem 2017.

Enem 2017 e o certificado de conclusão do ensino médio

Outra novidade Enem 2017. O exame não poderá ser utilizado para certificação em nível médio. Para obter o diploma do ensino médio e fundamental será realizada a aplicação de provas diferentes do Enem. Trata-se do retorno do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que será realizado em parceria com as Secretarias Estaduais de Ensino.

Os candidatos que desejam concluir o ensino fundamental devem ter no mínimo 16 anos, e para nível médio acima de 18 anos.

 

Deixe uma resposta