NOTAS DE CORTE SISU 2017 – Simulador com notas Sisu 2016

Notas de corte Sisu 2017 – Melhores do Enem apresenta simulado com as notas de corte Sisu 2016

Notas de corte Sisu 2017

Notas de corte Sisu 2017 – Em qual nível da pirâmide está o curso que deseja?

 

Notas de corte Sisu 2017

Agora que você já viu a sua nota, é hora de pensar nas possibilidades de ingresso nos cursos de graduação com base nas Notas de corte Sisu 2017 No. gráfico abaixo você pode consultar quais foram as notas de corte no Sisu 2016 de todas as instituições. 

No período de inscrições no Sisu 2017 o Melhores do Enem vai disponibilizar, diariamente, um simulador com as notas de corte Sisu 2017 parciais.

Lembrando que as inscrições para o Sisu 2017 é de 24 a 27 de janeiro.

Inicialmente apresentamos os dados da USP – Universidade de São Paulo, mas é possível consultar outras instituições pelo gráfico dinâmico, sem precisar mudar de página. Basta alterar a aba instituição.Confere aí.

Em tempo, você também pode consultar as notas de corte Sisu por curso aqui. Isso considerando a Nota de Corte Sisu em 2016. Qualquer dúvida, deixe um comentário.


Os estudantes poderão acessar a pontuação obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram realizadas em novembro e dezembro e 2016. As notas por instituição serão divulgadas posteriormente, em data ainda não definida. Mas vamos ao que interessa, o Resultado Enem 2016.

Você sabe como consultar o resultado do Enem e assim ter condições de verificar se enquadra na Nota de corte Sisu 2017 do seu curso?. Nós, do Melhores do Enem, apresentamos o caminho.

Como consultar o Resultado Enem 2016 passo a passo

O resultado do Enem 2016 foi divulgado pela internet. No portal do Enem Inep ( http://enem.inep.gov.br/participante ).

Para acessar o resultado Enem 2016 é necessário ter o número do CPF e a senha cadastrada no programa, conforme veremos agora no passo a passo para acessar sua nota do Enem. 

  1. Acesse o portal do Enem/Inep – http://enem.inep.gov.br/participante
  2. Escolha a opção página do participante notas de corte sisu 2017
  3. Insira o seu CPF
  4. Digite a senha de acesso ao Resultado Enem Inepresultado do enem 2016
  5. Clique na figura indicada
  6. Aperte em Enviar e verifique o seu Resultado no Enem 2016

E se eu tiver esquecido a senha?

  • Siga os passos 1 e 2 descritos anteriormente
  • Clique em Esqueci minha senha
  • Preencha todas as informações do cadastro (CPF, data de nascimento, nome da mãe, endereço) e escolha uma nova senha. A senha para acessar o Resultado Enem 2016 deve ter de 6 a 10 caracteres e conter letras e números. 

 

  • resultado enem 2016 
  • Clique na figura indicada
  • Digite em Confirmar

Como é calculada a nota do Enem 2016

Ao contrário do que muitos imaginam as provas do Enem não valem 1.000 pontos. A exceção é a prova de redação que realmente pode valer mil no currículo, ou melhor no Resultado Enem 2016.

Teoria da Resposta ao Item (TRI) – Resultado Enem 2016

O cálculo das notas do Enem para as outras quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática) e calculada pela chamada Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Nesta metodologia, calculada por computador, é considerado o nível de dificuldade das questões (fáceis, médias e difíceis), com pesos diferentes. Para selecionar as questões em cada nível é realizado um pré-teste, fundamental para constituir um banco de questões para o Enem.

A partir do pré-teste cada questão é colocada numa régua que tem como parâmetro o número 500. As questões fáceis estão abaixo de 500 e as consideradas difíceis acima deste valor.

Questões com pesos diferentes no Enem 2016

Para avaliar se a questão é fácil, de nível mediano ou difícil o MEC considera três parâmetros:

  • Discriminação: diferencia o desempenho do aluno pela dificuldade da questão.
  • Dificuldade: determina em que posição da régua (fácil, médio ou difícil) a questão se enquadra.
  • Casualidade: considera em que medida a questão foi acertada de modo casual.

Com base no histórico do aluno é feito o cálculo de cada questão, assim, uma mesma questão pode ter peso diferente na atribuição de nota de cada aluno. A intenção é “encaixar” o aluno na régua de avaliação.

Neste contexto, um aluno pode até superar os 1.000 pontos em uma área de conhecimento, pois a nota não é a mera soma de acertos, mas corresponde a um contexto de acertos de cada participante.

Provas do Enem 2016

Resultado enem 2016As provas do Enem foram realizadas nos dias 05 e 06 de novembro para a maioria dos participantes. No total, realizaram os exames 5.848.619 candidatos. A abstenção chegou a 30% segundo o MEC INEP, com 2.507.596 faltosos.

Já nos dias 03 e 04 de dezembro foram aplicadas provas para os 271.033 estudantes inscritos que não puderam participar do Enem em novembro, devido às ocupações das escolas.

No cômputo geral, realizaram as provas 6.005.607 candidatos realizaram as provas do Enem 2016.

Os participantes responderam 45 questões em cada uma das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática. Além da redação.

A redação da edição de novembro teve como tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” (ver vídeo abaixo sobre o assunto), enquanto a prova de dezembro abordou “Os caminhos para combater o racismo no Brasil”.

Vagas via Enem 2016

Para saber as vagas que serão oferecidas, com a  utilização das Notas de corte Sisu 2017,  é preciso acompanhar os editais das instituições participantes do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, que visa preencher as vagas em instituições públicas de ensino superior. Já quem pretende fazer um curso universitário em instituição privada deve observar as publicações relacionadas ao Prouni – Programa Universidade para Todos.

Aliás, no Sisu é importante ressaltar que o MEC INEP divulgou portaria em que define que as universidades podem definir o peso de cada prova para ingresso nos cursos de graduação.

As notas do Enem também são utilizadas como critério no FIES – Programa de Financiamento Estudantil.

Qualquer dúvida, envie-nos um comentário.

Mudanças no Enem 2017

O resultado do Enem 2016 será divulgado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Inep, Maria Inês Fini, em coletiva de imprensa que será realizada nesta quarta, 18/10, às 11 horas. No mesmo evento as autoridades irão anunciar a abertura da consulta pública sobre possíveis mudanças no Enem 2017.

Sobre a consulta pública o ministro afirmou que o debate será amplo. “Teremos espaço para especialistas, professores educadores. Ao mesmo tempo, abrindo para a opinião de estudantes, professores e educadores que queiram colaborar nessa questão.

Essa consulta vai ser definida até o fim do mês de dezembro para em janeiro a gente publicar e ouvir a comunidade como um todo”, explicou o ministro.

 

Inscrições Prouni 2017

Também foi divulgado o cronograma de inscrições do Prouni 2017. O Programa Universidade para Todos disponibiliza bolsas integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas. As inscrições do Prouni 2017 estarão abertas de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2017.

A seleção é similar ao que ocorre no Sisu. O candidato pode escolher até duas opções de cursos e a classificação também considera o Resultado no Enem 2016.

O número de vagas para o Prouni ainda não foi divulgado pelo MEC/INEP, o que deve ocorrer no início da próxima semana.

Inscrições para o FIES também com data definida

Já o programa o FIES – Programa de Financiamento Estudantil – receberá inscrições de 06 a 09 de fevereiro. Estudantes matriculados em instituições privadas de ensino superior podem solicitar um contrato de financiamento, com juros menores aos praticados no mercado, para custear os estudos.

O número de vagas ainda não foi divulgado, no entanto, o ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu que no mínimo o mesmo quantitativo de 2016 deve ser oferecido este ano.

Cronograma Geral Sisu, Pouni e FIES:

  • Sisu – 24 a 27 de janeiro de 2017
  • Prouni – 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2017
  • FIES – 06 a 09 de fevereiro de 2017
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

19 comentários sobre “NOTAS DE CORTE SISU 2017 – Simulador com notas Sisu 2016

  1. Este primeiro gráfico, diz que os “tecnólogos” são os cursos abaixo de 600 pontos, que eu saiba o Curso Tecnólogo em Gestão Pública do IFB é um dos cursos mais concorridos do Brasil, em 2016 a nota de corte foi mais de 730 pontos.

    • Katia, só se você tirou 500 pontos ou mais na redação e nas outras “provas” 450 pontos ou mais em cada uma delas!

    • Caro Ariel,

      Sim, dá pra entrar em vários cursos. Mas escolha uma área que você tenha afinidade.

      Abraço

    • Liliane, provável que dê, vai depender muito do curso, da instituição, das notas de corte desta instituição. As notas de corte por cotas são baixíssimas, é bom você dar uma pesquisada no próprio site do Sisu. A minha nota esta parecida com a sua e estou pesquisando bastante, tem alguns cursos menos procurados que tenho chances!

      Boa sorte!

  2. O site do sisu apresenta problemas na madrugada de quinta e pode não ter seu problema resolvido deixando milhões de pessoas fora da tão sonhada faculdade

  3. Bom dia, fiz a inscrição para um curso ontem 25/01 onde minha nota era maior que a nota de corte exigido pela instituição, porém hoje 26/01 houve mudança na nota de corte e o curso no qual me escrevi o peso aumentou e minha nota ficou abaixo, devo mudar a instituição ou aguardar, o que esta valendo a primeira inscrição com o peso ofertado ou estes novos que no caso haverá uma nova atualização amanhã certo.

    Att.

    Genivaldo

  4. Meu filho fez 780,04 de média, concorrendo a uma vaga na UNIPAMPA na cidade de Alegrete/RS para as vagas de Engenharia de Software ou Ciências da Computação. A última nota de corte divulgada pelo Sisu foi 626. Na modalidade ampla concorrência existia 24 vagas. Que explicação tem para ele não ter sido classificado?

    • Boa tarde, Janice

      Nossa que nota boa ele tirou hein ! As notas de corte finais ainda não foram divulgadas para verificarmos. Mudanças geralmente ocorrem no Sisu, mas realmente a diferença foi muito grande. Resta agora concorrer na lista de espera. As inscrições estão abertas. Boa sorte!

Deixe uma resposta