Confira como será o ENCCEJA 2017 INEP MEC; Perspectiva é que as provas sejam aplicadas no segundo semestre de 2017

ENCCEJA 2017 INEP MEC – O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – não poderá ser utilizado para certificação para conclusão do Ensino Médio a partir de 2017.

Esta situação abre caminho para o retorno do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – como alternativa para conclusão dos estudos, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio.

Neste contexto, o Melhores do Enem preparou um guia para quem tem interesse em obter o diploma do ensino médio via ENCCEJA 2017 INEP MEC. Confira as informações e se tiver dúvidas, nos envie comentários.

O que é ENCCEJA 2017?

encceja 2017 inep mec
Provas do ENCCEJA 2017 devem acontecer no segundo semestre

É uma prova que certifica candidatos para obter o diploma do Ensino Fundamental e Médio.

O ENCCEJA 2017 é de responsabilidade do Ministério da Educação – MEC – e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (por isso o título ENCCEJA 2017 INEP MEC).

Caberá às secretarias estaduais de educação apoiarem as ações propostas no MEC.

A edição ENCCEJA 2017 INEP MEC deve ocorrer no segundo semestre, haja vista que ainda não foi publicado o edital.

Veja também: ENADE 2017 já tem data da prova definida

A última vez que o ENCCEJA foi realizado foi no ano de 2014 e somente para interessados em concluir o Ensino Fundamental. A certificação para o ensino médio, via ENCCEJA ocorreu pela última vez, em 2008 (antes da primeira edição do ENEM)

De 2009 a 2016 a certificação para o ensino médio ocorreu por meio do Enem. Em 2017 o Exame Nacional do Ensino Médio não poderá ser utilizado para alcançar o diploma. Eis que voltamos para o ENCCEJA.

Quem pode participar do ENCCEJA 2017 INEP MEC?

Todos os brasileiros que desejam concluir o ensino fundamental ou médio podem fazer a inscrição no ENCCEJA 2017, desde que atenda os seguintes requisitos:

  • Para os candidatos à certificação do Ensino Fundamental é necessário ter 15 (quinze) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENCCEJA 2017 .
  • Já os para os candidatos do Ensino Médio a idade é de ter 18(dezoito) anos completos até a data da prova do ENCCEJA.
  • Para ter certificação, os candidatos não podem ter concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, anteriormente à data de realização do ENCCEJA
  • Por fim, é necessário ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada prova do ENCCEJA 2017 e nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na Redação.

Onde serão realizadas as provas do ENCCEJA 2017?

As provas do ENCCEJA 2017 serão realizadas em várias cidades do Brasil e também do exterior. A relação dos municípios ainda não foi divulgada, o que deve ocorrer no momento em que for lançado o edital.

A expectativa é que o edital seja publicado em maio e as provas aconteçam no segundo semestre de 2017. Somente com a publicação do edital é possível saber o cronograma do ENCCEJA 2017.

Como fazer inscrição no ENCCEJA 2017

A inscrição deve ser realizada via internet, no portal ENCCEJA 2017 INEP MEC. Ainda não é possível apresentar o valor da taxa que será cobrada.

A previsão é que, assim como ocorre com o Enem e outros processos seletivos, haja possibilidade de solicitar isenção da taxa de inscrição. Geralmente os candidatos registrados no chamado CadÚnico conseguem realizar as provas sem ter nenhum gasto.

Como estudar para as provas do ENCCEJA 2017 INEP MEC?

encceja 2017
Preparação para o ENCCEJA 2017 deve ser iniciada imediatamente

Enquanto o edital não é publicado, vocês podem consultar o material didático disponibilizado pelo INEP. Acesse: http://portal.inep.gov.br/materiais-para-estudo .

No portal do INEP é possível ter acesso aos livros das seguintes disciplinas:

  1. Ensino Fundamental: Matemática; Ciências; História e Geografia; e Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.
  2. Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias

O INEP e o MEC ainda disponibilizam material didático específico para o EJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos, com a Coleção Cadernos de EJA. Os livros foram elaborados para jovens que estejam no período de formação que vai da alfabetização até a 8ª série.

Vale ressaltar que as provas do ENCCEJA devem ser aplicadas respeitando a Base Nacional Comum Curricular que está em discussão no MEC. Veja o vídeo abaixo para saber mais informações sobre o assunto.

 

Como foi o último ENCCEJA?

A última edição do ENCCEJA aconteceu em 2014, foi voltada apenas para a certificação do ensino fundamental. Mesmo assim contou com a participação de quase 150 mil inscritos.

No ENCCEJA 2014 foram investidos cerca de R$ 22 milhões. As provas foram realizadas no Brasil e em algumas cidades do Exterior. Um dado interessante é que cerca de 32 mil detentos realizaram as provas do ENCCEJA 2017.

Em 2015 e 2016 foram realizados exames do ENCCEJA somente no exterior.

Novidades – Melhores do Enem fará cobertura

Assim que for publicado o edital, com o cronograma completo do ENCCEJA (data de inscrições, das provas, resultados), nós publicaremos aqui no Melhores do Enem. Enquanto isso, preparem-se para as provas.

 

Deixe uma resposta